segunda-feira, 15 de outubro de 2012

AO MESTRE COM CARINHO

Hoje busco em minha memória a imagem daqueles que no passado lapidaram meu intelecto e me fizeram acreditar que tudo é possível, desde que se queira verdadeiramente e se dedique. Neste mesmo passado, professaram à mim meus pais, meus avós, os pais de meus amigos, o senhor que vendia pipoca nos jogos de basquetebol que assistia constantemente. Vivia em uma época em que a sociedade se empenhava e se dedicava à professar, educar seus filhos, os filhos da sociedade.
E neste cenário adentrávamos à escola, aos seis ou sete anos, e lá, PROFESSORES, professavam com maestria, e para nós era natural, na verdade ansiávamos por seus conhecimentos, pois éramos ensinados por nossos pais não só a respeitá-los, sobretudo à admirá-los. 
E como não admirá-los, uma vez que encontrávamos neles o eco dos ensinamentos proferidos em casa? Como não contemplá-los se a relação que desenvolvíamos com eles era baseada na afetividade e sobretudo no respeito e na confiança? 
Não quero ser saudosista por excelência, tão pouco quero parecer pessimista em relação à educação e ao valor dado à ela e aos professores nos dias atuais, contudo à de se refletir, e consequentemente se perguntar: o que nós, sociedade, estamos fazendo com nossas crianças e com o futuro de nosso mundo? Não valorizar a Educação e seus trabalhadores é não buscar a evolução intelectual que impulsiona a enorme roda da VIDA.
Ensinamentos são passados através de eras, e os PROFESSORES são os responsáveis por organizar, direcionar, ensinar e sobretudo, estimular a busca por um futuro mais digno, justo e produtivo. E falo aqui de uma produção humana, pautada no respeito, na solidariedade, no amor ao próximo, aos animais e à nosso planeta.
Seremos capazes de atingir esse objetivo na medida em que caminharmos rumo à uma verdadeira humanização, que só pode ser realmente conquistada por meio da evolução moral, espiritual e intelectual, que nos afastam da primazia e da instintividade.
À todos os meus MESTRES, que deixaram registradas em mim as marcas do saber, que plantaram a semente  da busca constante pelo conhecimento, que me ensinaram que o maior sabedor é aquele que constantemente inquieta-se com o que não sabe, meu MUITO OBRIGADO!
Hoje procuro produzir humildemente textos, artigos, crônicas e livros,  e se assim o faço, devo à vocês, que me ensinaram, mas acima de tudo que me inspiraram e me fizeram confiar na capacidade e na possibilidade de se construir um mundo melhor.
FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!!

2 comentários:

  1. Paaarabéns Professor, sabia e merecida homenagem, aos nossos mestres, que tanto nos ensinaram, e muitas vezes, por tão pouco...quem não se lembra da sua primeira professora?...ou não tem ainda, gravado na memória, uma doce lembrança, ou ensinamento de seu professor favorito? e isso tudo, na minha opinião, não tem preço, somente, agradecer, agradecer e agradecer a quem tanto nos inspira, e ajuda constantemente...Excelente texto, como sempre, digno de Aplausos !!!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado minha querida amiga pela visita e comentário!

    ResponderExcluir