domingo, 21 de outubro de 2012

A BUSCA PELO EQUILÍBRIO

Tenho desde muito cedo convivido com a ideia, melhor dizendo, com a "certeza" de que o equilíbrio é a melhor postura, atitude, decisão, que se possa ter e tomar.
Inúmeros autores, políticos, economistas, terapeutas, líderes espirituais e de botequins, discorrem sobre o tema e a necessidade de se encontrar o referido equilíbrio nos momentos mais tensos, durante as decisões mais difíceis, diante das situações que nos são mais caras.
Contudo, se por um lado o alerta para sermos equilibrados nos é dado naturalmente, como se fosse uma regra a ser respeitada e seguida constantemente, por meio da ação que se dá com parcimônia, paciência e persistência, por outro, podemos notar, ou melhor, sentir em nossa própria pele, coração e alma, o quão difícil se faz a empreitada, que exige muitas vezes de nós esforços "sobre-humanos".
Viver é conflitar-se constantemente! É ter que decidir entre a imediata, a automática e reflexa ação de responsividade que muitas vezes nos induz ao erro, ou a paciência, a análise e a resiliência, todas estas, ações propiciadoras e/ou resultantes do equilíbrio de ações e posturas.
Equilibrar-se não consiste em estado estático, alcançado e por assim determinado. Para nós humanos, e meros mortais, o equilíbrio revela-se como uma busca constante, dinâmica, muitas vezes uma luta, em outras tantas, uma dança, onde procuramos conduzir, porém onde também somos conduzidos. 
O equilíbrio revela-se com uma referência, um estágio a ser buscado, a ser alcançado, sem contudo o ser de fato. Buscar equilibrar-se é conquistar fases para evoluir. Por mais poético que possa parecer, essa ação requer dedicação permanente e um esforço "Hérculeo", na acepção da História deste semi-deus, que vivia em conflito na busca pelo equilíbrio, representado por suas características e origens humanas e "divinas".
Não somos nós todos também assim? Imagem e semelhança do Criador, com um potencial divino inato, contudo humanos em busca de equilibrar-se no fio de nossa existência?



Nenhum comentário:

Postar um comentário