terça-feira, 18 de setembro de 2012

                                                     ESPORTE - SALVADOR!?

Há quem pense e diga que o esporte possui a capacidade quase mágica, o poder inato de desenvolver os seres humanos, a ponto de incutir-lhes não só noções, sobretudo, posturas de disciplina, respeito às regras, aos companheiros e aos oponentes.

Projetos são elaborados e aplicados, tendo como retaguarda o financiamento adequado?, devidamente estimulado e divulgado pela mídia, sendo todas essas, ações que acabam por gerar uma sensação de que em país com dificuldades econômicas e desvalorização educacional e social, o esporte torna-se instrumento capaz de transformar a vida de todo aquele que o pratica.

Desta forma, e equivocadamente, selecionam-se crianças em escolas, aquelas cujo rendimento pedagógico e disciplinar estão abaixo do considerado satisfatório, e as inserem em projetos deste caráter.

Delegam ao esporte, como dito anteriormente, um poder transformador e milagroso, não importando, tão pouco, sequer o contexto em que estas crianças se desenvolvem.

Questões como a carência de estrutura social e econômica básicas, a moradia muitas vezes em regiões onde é constante o contato com a violência, a falta de estrutura básica de saúde e saneamento, não são levados em consideração, como se pouco ou nada influenciassem no desenvolvimento e formação global de um ser humano.

Da mesma maneira, a desestruturação familiar à qual estas crianças são expostas, muitas vezes nem tendo contato com seus pais, relegando sua educação à tios, avós ou mesmo estranhos, sequer é considerada como aspecto fundamental na determinação da formação destes jovens.

Vivenciamos atualmente a inexistência da referência familiar máxima, no caso de Pais e Mães, quer pela ausência dos mesmos, ou por serem estes, em muitos casos, os responsáveis pela deturpação do sentido do afeto, disciplina e respeito -como resultado de um abandono à responsabilidade de educar os filhos - ou pior, como fruto da violência e abusos impretados pelos mesmos à quem em última análise caberia a proteção.

Desta forma, parece óbvio e claro como a água que o problema que se apresenta é por demais complexo, envolvendo aspectos sociais, econômicos e até mesmo psicológicos, o que por si só, já necessitariam de uma abordagem especializada na busca pelo seu entendimento e solução.

O Estado, enquanto responsável maior pelas questões de educação, saúde e segurança de seus cidadãos, deveria esforçar-se por compreender essas nuances e investir em ações efetivas capazes de solucionarem os problemas referidos.

Porém, quase que infantilmente?, o governo se propõe a agir de maneira simplista, relegando às escolas e em última análise ao esporte, a responsabilidade e função de solucionar uma questão, que como dito anteriormente, se faz muito complexa.

Com isso, a estrutura escolar e seu segmento esportivo têm que arcar com atribuições que não lhe cabem e nem lhe competem, desempenhando em muitos casos, de maneira superficial e ineficaz, a função de atendimento social, psicológico e de segurança pública.

Atualmente a escola e o esporte escolar, vem lidando com a herença do descaso e inaptidão do governo em gerenciar estas questões, haja vista que a postura das crianças apresentadas nos referidos projetos esportivos são as mesmas apresentadas no cotidiano escolar, em última análise, idênticas as observadas em seu cotidiano de vida, em inclusive em casa.

Noções do que é certo ou errado, disciplina, respeito aos amigos, ao oponente e às regras, são valores que devem ser ensinados na infância da criança. A responsabilidade maior no desempenho dessa função cabe à família, não só pelo diálogo, sobretudo pelo exemplo.

Quando assim acontece, a criança passa a encontrar eco destes valores na escola e no esporte, que servirão como apoio e complemento na determinação e formação de valores e posturas adequadas ao desenvolvimento de um cidadão de bem.

Em contrapartida, quando a família se exime de tal responsabilidade, e o Estado passa a assumir através de seu discurso e por meio de projetos e ações tal função, incorre-se em erro gravíssimo, com repercussão séria no desenvolvimento de nossas crianças, que em última análise, serão o futuro de nosso país.

Deixemos de lado a ingênua ideia de que problemas sociais, econômicos e políticos, podem ser solucionados com uma partida de futebol, ou em jogos de vôlei.

Vamos dar a devida atenção à estes aspectos que muito têm interferido na formação de nossas crianças e na determinação de um mundo melhor.


Alessandro Morelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário