domingo, 12 de maio de 2013

PARABÉNS MAMÃES, SEMPRE!

A comemoração do dia das mães surgiu na Grécia Antiga, onde celebrações eram realizadas no início da primavera, com o intuito de se homenagear Reia, mãe de Zeus, e considerada mãe de todos os deuses.
 
Com a perda desta comemoração ancestral, o dia das mães atual se estabeleceu nos Estados Unidos, como uma data criada para homenagear as mães que perderam seus filhos na Guerra Civil.
 
No Brasil, a comemoração surgiu a partir de 1918, sob influência americana da Associação Cristã de Moços, sendo oficializada em 1932. A partir de 1949, com o advento das propogandas publicitárias, a data passou a ter um caráter mais comercial.
 
Contudo, a caracterização comercial desta data e sua evolução, nos dá mostras concretas das formas pelas quais a humanidade vêm ao longo dos anos se desenvolvendo e focando sua trajetória. Notamos um apelo cada vez maior da busca do lucro pelo lucro.
 
Neste contexto, estratégias e ações publicitárias são elaboradas, desenvolvidas e realizadas, tendo como ingredientes o que ainda resta de sentimento nos corações das pessoas, para assim estimular a compra de presentes que irão homenagear as mães, mas sobretudo, alavancar os números e estatísticas econômicas.
 
A homenagem às mães deve ser efetivamente realizada diariamente! E a melhor forma de fazê-la não se dá apenas pela oferta de presentes (o que tem lá seu valor), mas sobretudo pelas ações e posturas que nós, filhos, assumimos em nosso dia a dia, em nossa vida.
 
Devemos agir com a sensação de que estamos permanentemente sendo observados e acompanhados por nossa mãe! Devemos conduzir nossos atos com o máximo de respeito, ética e moral de que somos capazes para que nossa mãe tenha uma trajetória marcada pelo orgulho de seus filhos, e não pelas más consequências advindas de nossos atos errados.
 
Homenagear a mãe revela-se como exercício constante, diário, que requer a prática recorrente da reflexão, para que a cada ato possamos nos perguntar: Qual seria a vontade de minha mãe? Será que com esta atitude eu a estarei honrando? Sentirá ela orgulho pelos meus atos?
 
Para finalizar minha reflexão gostaria de incluir neste modesto texto uma reflexão de um homem de extrema simplicidade e gigantesca sabedoria, e que representa verdadeiramente a importância das mães para a sociedade e para o mundo, devido ao seu amor incondicional e incomparável:
 
"Se as mães governassem o mundo não haveriam guerras, pois nenhuma mãe mandaria seu filho à guerra para ser morto! Isso é coisa de homens!" (Sebastião Lima - Palestrante Espírita).
 
Feliz dia a dia das mães!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário