domingo, 26 de agosto de 2012

INÍCIO DE UM CAMINHO SEM VOLTA!

A cerca de cinco anos iniciei e terminei a produção de um livro, meu primeiro livro. Fruto de uma vontade instintiva de escrever, somado à uma insatisfação e uma sensação de inutilidade após ter terminado minha segunda pós-graduação na área de Fisiologia do Exercício.
Um dia simplesmente acordei e lá estava a primeira página de um livro em minha mente. Assim, do nada! Rapidamente tomei posse de uma folha em branco, uma caneta, e enquanto tomava meu café da manhã, já me sentindo atrasado para mais uma jornada de trabalho de cerca de 13 horas, escrevi as primeiras linhas de um livro que foi produzido utilizando todos os pequenos intervalos de trabalho e finais de semana daqueles meses subsequentes.
Terminado minha primeira produção, feita de forma frenética, pude perceber ali, naquelas páginas, um relato, um história contemporânea, que trata da questão da desvalorização educacional atual, do anseio de jovens pertencentes a classes sociais mais carentes em se tornarem jogadores de futebol afim de que possam ascender socialmente, e da criminalidade que se apresenta à eles e muitas vezes os seduz como única forma de sobrevivência ou "melhora da condição de vida".
"Vô se Jogadô" é minha primeira produção literária, baseada em minhas experiências profissionais como professor de Educação Física em escolas públicas de periferia.
Mas pode-se questionar? Se este livro foi escrito a mais ou menos cinco anos atrás, porque só agora foi publicado?
A jornada de um professor é extensa, tendo que trabalhar por muitas horas diárias, as vezes pouco tempo nos resta para investir em nossos sonhos. Em contrapartida, existe hoje uma dificuldade para novos autores publicarem suas obras em Editoras Tradicionais, quer seja pela grande quantidade de novos originais que elas devem apreciar anualmente, ou mesmo por preferirem investir em autores consagrados.
De qualquer forma, o principal motivo que me levou a publicar meu primeiro livro neste ano, foi o fato de que de repente, durante a leitura de INTERMITÊNCIAS DA MORTE de SARAMAGO, senti-me inspirado em produzir novamente. 
Como da primeira vez, uma avalanche de ideias tomou minha mente e quando percebi já estava escrevendo as primeiras páginas de um novo livro. Contudo um pensamento me assolou: "Como escrever um segundo livro sem nem mesmo ter publicado o primeiro?". Para mim, não parecia algo lógico. E assim, pausei por alguns dias o novo projeto e pus-me a buscar alternativas para a publicação de meu primeiro livro.
Dentro do contexto já citado, relacionado as dificuldades de publicação de livros por novos autores, optei por sua publicação em um Editora Virtual por demanda: CLUBE DE AUTORES.
O livro pode então ser adquirido via internet, em dois formatos à escolher: 1- Tradicional/Impresso - entregue via Correios; 2- eBook (Livro Eletrônico).

Espero que gostem da produção!!! 

Ah, já voltei a escrever meu segundo livro que deverá estar pronto no final do presente ano.

Abraços à todos.

2 comentários:

  1. Fico bastante feliz que você tenha realizado seu projeto de escrever e publicar seu livro. Nossas dificuldades de conciliar trabalho, sonhos, família e lazer realmente atrasam muitos projetos. O melhor de tudo isso é que a contribuição literária é sempre um ponto no tempo,uma forma de nos imortalizar.Também me sinto inibida em pensar em editar e publicar coisas que penso e escrevo, mas ao te ver fazê-lo me inspira....Parabéns...adorei saber que Saramago te deu gás para isso, adoro ele...Um grande abraço
    OBS: ainda não li seu livro por estar envolvidíssima em 3 projetos que idealizei e estou pondo em prática (logo te ponho a par) mas em breve lerei e farei comentários...Um grande abraço, querido.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza expor e se expor em público e ao público em opiniões, conceitos, e ideias, revela-se como uma situação que por si só é capaz de gerar aquele "frio na barriga", reação fisiológica, sintoma da ansiedade. Porém, ao fazê-lo, sentimo-nos como que nus aos olhares de todos, enquanto uns tantos nos olham e aprovam, por quanto outros se desapontam, há também aqueles que simplesmente ignoram. Passadas as primeiras horas deste "strip" do intelecto, o que nos basta é seguir em frente, como tem sido há muito e como espero que muito ainda tenha que ser. Ao parir um livro descobrimos que este nos será como filhos: poderá ser mais um, não tão belo, nem interessante, porém para os pais, sempre serão os mais importantes!!!
    Se devemos desejar aos outros as coisas boas que queremos para nós, desejo que você minha amiga, a despeito de seus projetos e cotidiano corrido, possa realmente expor seus pensamentos e produções, pois assim poderá experimentar sensações maravilhosas e inéditas. Conte com meu apoio. Grande beijo.

    ResponderExcluir