segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Um país de desigualdades. A desvalorização da Educação. Um esporte que é a paixão nacional. A criminalidade como única alternativa restante.

O professor de Educação Física trabalha com a triste realidade de seus alunos. A maioria sonha se tornar jogador de futebol, e ignora os aspectos e fatores envolvidos na trajetória de quem intenta tal objetivo, o que torna esse sonho algo distante e difícil de ser conquistado. 

Paradoxalmente, ao mesmo tempo em que focam unicamente este objetivo, caracterizam-se por não apresentarem nenhum plano de ação que os conduza à esta meta, revelando uma postura de acomodação, como quem aguarda uma solução externa para seus problemas.

Nesse contexto, os anos escolares passam sem que estes jovens tenham se preocupado com a adoção de um "Plano B" - dedicar-se paralelamente aos estudos afim de garantir um futuro seguro caso o desejo de tornar-se jogador de futebol não se concretize.

Logo esses jovens acabam por perceber que o tempo não se apieda, e sem um vínculo com um clube de futebol, tornam-se "velhos" para iniciarem na profissão. Serão novos números, em uma estatística que revela ser a maioria os que não conseguem realizar seus sonhos.

Frustrados e sem estudos, estes jovens acabam a mercê de todo tipo de intenções. Buscarão, ainda que por outros meios, a tão almejada ascensão social.

Uma história contemporânea, que trata da desvalorização educacional atual, e do cotidiano de vida de jovens de comunidades pobres que transitam entre o sonho de se tornarem jogadores de futebol, e a realidade da criminalidade que os cerca e seduz.

"Vô se Jogadô" - meu primeiro livro, disponível para vendas em: https://www.clubedeautores.com.br/book/133484--Vo_se_Jogado

Nenhum comentário:

Postar um comentário