terça-feira, 12 de março de 2013

O SUOR ESCORRE PELAS COSTAS

O mundo possui suporte energético para combater este calor insuportável?

Oriento meu questionamento partindo do pressuposto de nem considerar discussões acerca da sustentabilidade, ecologia e meio ambiente. Não que eu não entenda estes aspectos como sendo importantes - na verdade são vitais - mas baseio-me nas centenas de notícias que eclodem das diversas mídias em tempos de reuniões do G8,G20, etc., onde o que mais frequentemente acontece é a recusa por parte dos considerados países desenvolvidos em comprometer-se com a assinatura de tratados e o desenvolvimento de ações que visem a diminuição da emissão de poluentes responsáveis pela destruição da camada de ozônio, pelo aumento da temperatura global, o degelo das calotas polares, entre outros desastres.

Neste contexto, o cuidado e o combate ao aquecimento global e suas consequências graves acontecem cada vez mais de forma individual, local e imediatista.

Sejamos francos. Quem de nós ficará parado, sentindo o suor escorrer pelas costas à espera de uma conscientização mundial, de que devemos cuidar mais e melhor de nosso planeta antes que ele vire cinzas?

Não, todos sairemos - não mais buscando o luxo - por necessidade vital, às compras! Ventiladores, aparelhos de ar condicionado, refrigeradores, freezers. Me arrisco a dizer que com o calor que anda fazendo ultimamente, certamente deve ter havido um aumento exponencial na venda de forminhas de gelo.

Brincadeiras (que não tem tanta graça em dias tão quentes) à parte, desta maneira vamos todos, cada um de seu jeito e dentro de suas posses, lutando e tentando resolver o problema local e imediato do calor, sem termos a consciência de que desta forma também estaremos contribuindo para o agravamento de um problema sistêmico.

Para arcar com este "boom" de demanda energética o mundo compromete-se ainda mais com a demasiada emissão de poluentes e risco de contaminação por radioatividade, já que a maioria dos países não possuem fontes limpas e seguras de energia.

Penso e acredito, sem dúvida, que para uma humanidade que há muito tempo já é capaz de viajar ao espaço e de desenvolver uma ciência médica nanotecnológica, não seja em hipótese alguma difícil criar tecnologias que potencializem a produção e o reaproveitamento energético, por meio de fontes mais seguras, limpas, simples e acessíveis, com diminuição do impacto ambiental.

Contudo, seguramente o maior desafio seria contrariar os interesses econômicos daqueles que lucram fortunas por meio dos modelos atuais de produção energética.

Enquanto o lucro for o único e maior objetivo em detrimento do bem estar da população e da preservação de nosso planeta, continuaremos correndo atrás de promoções de ventiladores e aparelhos de ar condicionado, na tentativa de sanar nossos problemas individuais, contudo contribuindo para agravar um problema sistêmico, que é de todos nós.

2 comentários:

  1. Muito bom meu caro, belo texto, só me preocupo com novas tecnologias que sempre quando chegam todas "pomposas" acabam por causar novos problemas que serão novamente "solucionados" com novíssimas tecnologias e assim por diante. Acredito que parte da solução é voltarmos a viver como nossos avós e bisavós sem muita tecnologia, rsrsrs... Também precisamos atacar a cadeia produtiva com um golpe direto no coração, que é sem dúvida o consumo, ou melhor o consumismo, que é o que faz esse sistema nefasto funcionar tão bem. Começo a pensar que deveria ser proibido não só as propagandas de cigarros, mas também as de carros, tênis, geladeiras, ar-condicionados.. e qualquer outro produto, por mais inofensivo que ele seja... o planeta não aguenta mais ser explorado dessa maneira frenética... mais é por aí mesmo.. com a disseminação de idéias como as tão bem escritas por você, meu amigo, elevaremos o nível das discussões a respeito de assuntos importantes que precisam ser debatidos... abração Alê. E tecnologia só se for verde mesmo...rsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida meu irmão, devemos nos preocupar sim com novas tecnologias na medida em que o objetivo e o uso destas não seja reformulado, abolindo-se o lucro pelo lucro, visando como disse um maior bem estar social com base na preservação de nosso planeta. Sei que este texto soa um tanto quanto utópico, mais creio que toda mudança que se pretenda vivenciar deva iniciar por construções em nossos pensamentos e depois, inevitavelmente, colocando a mão na massa. Sigamos somando, um a um, nossa boa vontade, o desejo de mudar e o trabalho para a realização de nossos sonhos e objetivos.
    Grande abraço meu irmão.

    ResponderExcluir